O que é SOA?


       
       A arquitetura de software SOA utiliza a metodologia de programação orientada a serviços. Oferecendo a proposta de conexão de sistemas através de interfaces abertas baseados no padrão XML (Extensible Markup Language).
Uma das definições para o termo SOA (Services Oriented Architecture) é a de Yeffim V. Natiz do Gartner que afirma que “ [SOA é] uma prática de computação de múltiplas camadas que auxilia as organizações a compartilhar dados entre várias aplicações e modos de utilização” (GARTNER apud ROTEM-GAL-OZ, 2007. p4) No entanto, é importante que se diga que o termo é abstrato, possibilitando assim outros e diferentes significados.
Apesar de o tema ser novo, muito se fala a seu respeito e sobre a real importância de sua implantação nas empresas. Segundo o IDC (Latin America Predictions), SOA está na lista de prioridades dos CIOs (Chief Information Officer) em todo o mundo. (TAURION, 2009, p.9)
Não é nescessário ter conhecimento da implantação interna dos recursos em uma rede, no ambiente SOA,  para que os mesmos sejam acessados, pois estes são serviços independentes. Um dispositivo chamado file system é utilizado para comunicar dados de acordo com uma interface específica entre processos que utilizam o conceito SOA, pois ela não se relaciona especificamente a uma tecnologia e pode, assim, ser implementada com tecnologias tais como: RPC, DCOM, CORBA ou Web Services. (JUNIOR, 2007, p.3)
Os sistemas baseados na SOA não dependem necessariamente de uma tecnologia de desenvolvimento e plataforma. Para facilitar a reutilização, aplicações que funcionam nas plataformas podem consumir serviços rodando em outros Web Services. (JUNIOR, 2007, p.3)
Estes WebServices são componentes que permitem às aplicações conversarem entre si, enviando e recebendo dados em formato XML. Os Três principais componentes da tecnologia Web Services (SOAP, WSDL e UDDI) estão baseados sobre linguagem neutra considerada ligada aos padrões do ambiente Web. Cada aplicação pode ter sua própria "linguagem", que é traduzida para o formato XML, considerada uma linguagem universal. (ABINADER; LINS, 2006.)



Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Fabiolafas | Powered by Blogger | Template by 54BLOGGER